Próxima viagem ao Canadá

terça-feira, 22 de junho de 2010

Já sou residente!!

Galera,

Cheguei ontem de Toronto. Como é bom finalizar o processo. Estou muito feliz. Inclusive já está atualizado no site do consulado, informando o dia do landing.

Conforme prometido, segue abaixo um resumo da viagem:

Escolhi fazer o landing em Toronto pois já conhecia a cidade. Como não moro no Brasil desde o final do ano passado, tive que ir para Roma para pegar o voo da Air Canada: Roma-Toronto.

Na fila do check-in, uma funcionária da empresa começou a me pedir documentos que comprovassem o que eu estava fazendo fora do Brasil. Depois de me fazer mil perguntas, ela coletou meus documentos pessoais, profissionais, contatos da empresa em que trabalho, passagens de volta, formulário de imigração... e desapareceu. Alguns minutos depois, a avistei conversando pelo telefone e lendo algo no meu passaporte. Comecei a ficar nervoso. O tempo passa, ela volta e começa a devolver ítem por ítem. Percebendo meu nervosismo, pois estava com dificuldade de por documentos na pasta, ela disse: “Não se preocupe, não tem nada errado. Só peço que você deixe esses documentos com fácil acesso pois você poderá precisar mostrar-los no check-in.” Minha pasta de documentos, que antes estava toda organizada, ficou toda zuada. A moça do check-in não pediu nada além do passaporte. Na hora de entrar no avião, a funcionária da fila estava lá e falou para uma outra: “é esse aí”. Eu, já bem mais relaxado e com 5 latinhas de cerveja na cabeca, perguntei: “Fiquei famoso??!!!”.

O voo foi tranquilo, mas não consegui dormir. Já estava assistindo o quinto filme quando pousamos em Toronto. Era 17h de um dia nublado e feio. A fila do controle de entrada estava kilométrica, muita gente chegando no mesmo horário. Quando chegou minha vez, respondi algumas perguntinhas e fui encaminhado para o setor de imigração. Tinha duas famílias de indianos na minha frente. Fui chamado em menos de 5 minutos. O rapaz que me atendeu fez mais duas perguntas sobre meu processo e então perguntou quanto eu estava trazendo. Respondi que só estava com dinheiro suficiente para os meus 10 dias em Toronto e falei quanto eu tinha no Brasil. Sem pedir que eu comprovasse a grana, ele perguntou se eu queria que enviassem o PR card pro meu endereço antigo de Toronto. Respondi que não e dei o endereço de um amigo. Assinei o formulário e ele finalizou: Welcome to Canada!! Tudo foi muito simples e rápido. Fui pro hotel e apaguei, estva exausto.

No dia seguinte, fui no City Hall e requisitei meu SIN card, que chegou 5 dias depois.

Nos outros dias, foi só passeio e diversão. Também fui na ordem dos engenheiros para saber como funciona a regularização da minha profissão, mas isso eu conto depois.

Em dez dias passei frio, calor, tomei chuva na cabeca, quase gripei e encontrei muita gente conhecida, inclusive a galera dos encontros do Rio de Janeiro que agora está morando em Toronto. Muito bom.

O PR card ainda vai demorar um pouco para ficar pronto, mas não tem problema. Não estou com pressa. Agora é começar a me preparar para o grande dia da partida definitiva que provavelmente só ocorrerá no próximo ano.

E claro, me decidir: Toronto ou Calgary?

8 comentários:

  1. Parabéns, mais novo residente. Sucesso para você sempre.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. oi francisco! ainda nao fiz a prova ... e sexta-feira ... ou seja depois de amanha ... estou morta de cansaco pois minha nenem resolveu nao dormir mais nos ultimos dias (ja ha 1.5 semana) mas tudo bem ... faz parte da vida materna. agora ja nao da pra aprender nada mesmo, so revisao.
    e vc, como vai? li seu post ... nossa! que aperto vc passou antes do embarque hein?! mas o mais importante e que tudo deu certo e vc ja esta com as coisas encaminhadas ai. por quanto tempo vc ficara no canada? e pra onde vc ira antes de se fixar permanentemente no canada?
    bom, eu vou estudar ... beijos!

    ResponderExcluir
  3. TORONTO
    FOR SURE!!
    Apesar de esta rem calgary, toronto esta batendo a vontade de agora!

    ResponderExcluir
  4. Francisco, deixamos o Brasil em 29 dias. Contagem regressiva.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  5. oi Francisco tudo bem?

    Nossos PRs não chegaram e nem vão chegar!! Rsrsrs... é que precisamos retificar as informações que estão erradas, mas só podemos fazer isso quando estivermos lá. Para reingressarmos no Canadá sem os PRs tiraremos um documento chamado "travel document" aqui no consulado de SP, não tiramos ainda porque só iremos em março e este documento tem validade de 6 meses.
    De qq forma, está tudo certo, e qdo chegarmos lá, resolveremos o problema dos PRs.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Francisco,

    Parabéns pelo seu visto!
    Eu estou em Vancouver e vou receber meu passaporte com o visto de permanencia sexta feira.
    Você conseguiu o SIN card antes de receber o PR card? Foi muito difícil?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Francisco,

    parabéns pelo 'landing'. Passei por experiencia semelhante, só que o meu precisou tirar novas fotos e assinar diversas vezes uns formulários. Fiz meu landing em Niagara Falls e tudo seria rápido nao fosse a câmera fotográfica estar em outro prédio da imigração. Imagina a cara de todos os demais passageiros do ônibus NYC-Toronto por causa de minha demora..

    ResponderExcluir
  8. Oi, Francisco,
    tudo bem?
    Como estão as coisas? Gostaria de novas atualizações no seu blog, pois fiquei sabendo que voce esteve em Calgary. E ai, o que achou da cidade, quais as impressões? Deu pra decidir entre ela e Toronto?
    abraços

    ResponderExcluir