Próxima viagem ao Canadá

sábado, 30 de maio de 2009

1 ano

Oi, galera.

Hoje faz 1 ano que cheguei do Canadá. Como o tempo voa!!

Morei por quinze meses em Toronto. Fui com visto de trabalho e trabalhei na Universidade de Toronto por 1 ano como pesquisador. Depois fiquei mais três meses estudando francês em Toronto mesmo. Além de Toronto e as cidades ao redor, fui pra Ottawa, Montreal, Quebec e Sherbrooke.

Como eu adorava morar em Toronto. Nem me importava com o frio e até gostava. Mas todos me diziam que os primeiros invernos são sempre bons, depois... Na verdade, o inverno foi o período mais divertido, pois eu cheguei na primavera e o começo foi muito estranho, não falava direito, não tinha amigos, estava totalmente perdido. O verão veio. Depois o outono passou (esse eu quase nem vi de tão atarefado que eu estava). Quando o inverno chegou, eu já estava em casa, tinha muitos amigos, conhecia a cidade como a palma da minha mão, estava totalmente à vontade com a cultura deles. Era só festa. A segunda primavera foi ótima também, lembro perfeitamente da alegria do povo na rua. As folhas nascendo nas árvores. È estranho, a gente não liga pra isso aqui, nem percebe (não tem como), mas faz toda a diferença na vida deles.

Quando cheguei no dia 30 de maio de 2008, já trouxe comigo o formulário de abertura de processo de imigração pronto e assinado. Sai do desembarque e fui direto pra agência dos Correios no próprio aeroporto de Guarulhos e mandei o documento pro consulado. Queria muito voltar pra lá.

O tempo passou, a vontade é a mesma, mas agora estou com os pés no chão. Quero planejar melhor essa ida. Não quero fazer nada às pressas. Por isso, não pretendo ir mais esse ano. Vou esperar o verão de 2010. Bom, esse é meu lado racional falando. Vamos ver onde isso vai dar, porque a saudade é tremenda.

Bom final de semana a todos.

5 comentários:

  1. Francisco
    Sei como é isto, voltamos de la em Julho e nao viamos a hora de ir embora, ficamos naquela espera que nao acabava por sinal de vida.
    Agora, assim que sair o visto, se D-us quiser, até final do ano nos mandamos para lá, estamos aguentando muita coisa que nao aguentariamos se nao fosse para juntar $$$...contamos as horas para arrumar as coisas e partir.
    Tudo de bom pra vc

    Danielle

    ResponderExcluir
  2. rsrs...o que importa é conseguir logo o passaporte com a folhinha carimbada, o resto é com a gente!
    Daqui a pouco vc vai começar a sofrer com o tique nervoso da caixa de correio...rsr 2x por dia pelo menos dá uma vontade de passar pela caixa de correio...rs
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Oi Francisco! Vc não está entre Toronto e Calgary? Pois é... eu tô entre Vancouver e Toronto. Meu marido tá indo para Vancouver estudar, e eu por enquanto tô vendo como conseguir me encaixar no Canadá, pois não dá para os 2 estudarem. Acho que seja mais fácil conseguir emprego em Toronto, que é maior, do que Vancouver... mas as aulas dele começam em agosto e eu vou fazer meu landing lá. Mas estou planejando em fazer um post-doc ou até, se for o caso, um novo doutorado. Tem linhas de financiamento para estudar se viver um ano no Canadá... pode ser uma boa. Fiquei curiosa com sua experiência como pesquisador na universidade de Toronto. Se puder, me mande seu email para trocarmos figurinhas. O meu é profmarcia2009@gmail.com .

    ResponderExcluir
  4. Putz! por um momento ainda tive esperança, mas está lá Decision Made...

    Abraço!

    Rogério

    ResponderExcluir
  5. Oi Francisco !!! Uaaall, se a gt marcasse pra enviar os docs, não daria tão certo, rss. Nossas datas são iguais mesmo. Então eu tb ficarei de olho, hahaha.
    Acho que essa fase é a pior de todas, pois é o momento chave. Mas vai dar td certo.
    Até sexta nóóóós vamos receber alguma notícia. A notícia que a gt precisa, né????

    Fica com Deus
    e

    Simmboooooooora!!!

    ResponderExcluir